domingo, 3 de junho de 2012

A nossa primeira aprendizagem, a FALA....

      As crianças apercebem-se desde muito cedo que cada ação sua provoca uma reação nos adultos. O que se torna uma chamada de atenção quando o bebê o associa à satisfação das suas necessidades. Existe um entendimento entre a mãe e o filho através de sons e gestos. Mas é quando surge a primeira palavra que os monólogos da mãe dão os seus frutos e este é um momento marcante na vida familiar.
       
       A repetição é muito importante na aprendizagem. Primeiro com os sons, depois com sílabas até chegar à palavra. Neste processo a ajuda e apoio dos pais é fundamental, bem como a sua paciência pois levará o seu tempo. Desde a descoberta do choro, soluço e arroto, o bebé inicia aqui um passo na comunicação com a mãe, mas não se pode falar ainda em linguagem.


      A fase linguística do desenvolvimento do bebé inicia-se quando ele emprega um som intencionalmente numa conversa. Pelos três anos e meio, a criança já pronuncia todas as palavras e está apta a repetir todos os fonemas. Mais uma vez, a idade de três anos e meio é meramente indicativa. Cada criança leva o seu tempo a desenvolver as capacidades linguísticas. A ansiedade dos pais pode, nesta fase, atrasar a aprendizagem, ao pressionar em demasia o bebé retirando do jogo da comunicação a sua parte lúdica e divertida.
      
        Falar com o bebê, estimulá-lo visualmente e dar-lhe a entender que quer conversar com ele, são coisas fundamentais que, a par de deixá-lo ouvir rádio, incentivar brincadeiras com objetos que produzam sons e ensiná-lo a fazer diferentes sons com a boca, fazem toda a diferença no seu desenvolvimento.

FONTE: http://bebes.kazulo.pt/2723/as-primeiras-palavras-do-bebe.htm




Me inspirando, nesta postagem perguntei a minha mamãe, qual foi a minha primeira palavra, e ela me disse que foi: "Bobô, isto é, vovô", pois eu passava o dia todo com a minha vovô, ela que me ensinou grande parte das palavras que eu sei hoje. Obrigada Vovô, por fazer parte da minha minha vida e torna-lá a cada dia, mais especial. Te amo!! ♥... Ah e que Deus lhe pague tudo o que você fez por mim, e faz até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário